terça-feira, outubro 05, 2010

#2 B&S - Electronic Renaissance (Tigermilk)

"If you work for much very longer
You'll be known as the boy who's always working
If you dance for much very longer
You'll be known as the boy who's always dancing"


Perdida como faixa 5 do Tigermilk, Electronic Renaissance provoca debates acalorados entre fãs do Belle and Sebastian. Numa pegada anos 80 experimental, destoa completamente do resto do disco, que é meio folk-fofo-tristinho. É uma música de ame ou odeie.

Passei várias noites ébrias com @leobarba discutindo o mérito dela. Pois bem, se ela fosse aquela última faixa, se fosse um bônus ou se até integrasse um EP, tudo bem. Mas ela está ali, bem no meio, que obriga a quem desagrada a trocar de faixa conscientemente.

Gosto dela, como gostam da blueberry pie: talvez goste, justamente, pelo fato dela ser preterida por quase todos. Mesmo ali, toda estranha dentro da proposta do disco. Mesmo com os vocais estranhos e uma pegada diferente de todo o contexto. Gosto dela, só pelo fato que não deveria. Ainda que ela não valha um clip e que ninguém a peça no show que virá.

Por ser única, ainda que pelas vias tortas, sempre me arranca um sorriso ao escutá-la.

2 comentários:

Léo Barbosa disse...

Amigo gabs , Eletronic é uma misfit. desengonçada, desgarrada ... talvez esse seja o ponto central , pivô de tudo isso. Tigermilk é um album sobre deslocados , sejam mary jos com paixões lésbicas, sejam butcher boys( não é belle, mas tém o espírito), sejam corações melancólicos de bullying. Ela alí, perdida na faixa cinco causa empatia justamente por se encaixar na proposta como a vítima , no fundo talvez esteja lá como uma raison d'être do album , mostrando essa dor umana de nunca se pertencer completamente a outro que não si mesmo

Anônimo disse...

Dirty Dream #2
I'm lucky, I can open the door and I can walk down the street
Unlucky, I've got no place to go and so I follow my feet
A choice is facing you, a healthy dose of pain
A choice is facing you as you stare through the rain
A choice is facing you but I choose to refrain for today
Tomorrow we'll be back in trouble again