segunda-feira, abril 12, 2010

O poder do Grande (Ta Chuang)


E daí que está tudo bem. E quando está tudo bem, esta alma pouco acostumada com mares de tranquilidade assusta.

Daí, apelo para o imponderável. No Mapa Astral, sua Lua com minha Lua, dois graus somente de diferença. Jogo I Ching, para ter como resposta:

"Este hexagrama indica uma época em que os valores internos ascendem vigorosamente e alcançam o poder. Mas a força já ultrapassou a linha mediana e por isso se corre o perigo de confiar inteiramente no seu próprio poder sem se preocupar com o que é correto. Há também o risco de se por em movimento sem esperar o movimento adequado. Por isso, acrescenta-se a frase 'a perseverança é favorável'. Pois o poder verdadeiramente grande não degenera em mera violência, mas permanece inteiramente ligado aos princípios do bem e da justiça. Quando se compreende que a grandeza e a justiça devem estar inseparavelmente unidas, então se poderá compreender o verdadeiro sentido de tudo o que ocorre no céu e na terra.

(...)

A premissa aqui é de que as portas do sucesso começam a se abrir. A resistência começa a ceder e há um avanço poderoso, Este é o ponto em que facilmente pode surgir uma excessiva e arrogante auto-confiança. Por isso o oráculo diz que a perseverança - isto é, a perseverança no equilíbrio interno, sem o uso excessivo do poder - traz boa fortuna"


O que dizer depois? Só resta se entregar...

Nenhum comentário: